post

Balanço de 2008 e desejos para 2009

2008

2008 está a chegar ao fim e muitos  de vócês, tal como eu, analisam o modo como correu este ano.

Após rever tudo na minha mente destaco como aspecto positivo a conclusão da minha Licenciatura em Electrotécnica e Computadores – Ramo de Electrónica e Computadores. Foi sem dúvida, o ponto mais alto de 2008 para mim, após meses fechado na faculdade a desenvolver o meu projecto final e agora, à beira de 2009, estou na possbilidade de encontrar um emprego que, se for contratado, farei os possíveis para mostrar o meu valor. O término na faculdade marcou para mim um ciclo de 17 anos sempre a estudar e o início (assim o espero) da vida activa onde colocarei tudo o que aprendi em marcha.

Em termos de blogosfera, posso afirmar que estou um pouco desiludido com a prestação dos blogs a que estou ao cargo. O blog da Tugatrónica e do TugaSport tiveram um ano difícil, visto que a faculdade estava como prioridade mais alta o que reencaminhava o pouco tempo livre que tinha para o desenvolvimento de projectos e projecto final de curso. Esperemos que 2009 seja muito melhor para estes dois blogs, 2008 também foi o ano em que este blog mais pessoal foi lançado. Não esperava muitas visitas aqui (nem espero) já que aqui pretendia desabafar um pouco da minha vida comum de mortal e dar as minhas opiniões sobre alguns tópicos diferentes daqueles que são falados nos outros dois blogs. Passei a estar agregado ao Planetuga, um projecto que está bastante bom e sempre a inovar na qualidade e quantidade  e passei a escrever para o Design-Gears como guest-blogger, a convite do Roberto Gomes, onde fiquei honrado pela aposta nas minhas capacidades blogueiras. Continue reading

post

Bom Natal para todos

Pai Natal Pobre

Por uma noite esqueçam os problemas que tenham. Esqueçam os BPNs, as nacionalizações, as greves dos professores, as polémicas no futebol, as tristezas do Bush, entre outros e lembrem-se daqueles que não podem passar um Natal em paz, com prendas, com a família e com comida.

Contentem-se com o que receberem e alegrem-se por ter a oportunidade de passar o Natal com a vossa família. Bom Natal para todos.

post

Gsolidário – Navegue por um mundo melhor

GSolidário

Soube através da Rádio Renascença que existe um site de pesquisa que angaria dinheiro para instituições de solidariedade social. Trata-se do Projecto GSolidário e utiliza o mesmo motor de busca do Google logo os resultados apresentados são os mesmos resultados obtidos quando a pesquisa é feita por este. O dinheiro é adquirido através dos cliques efectuados nas publicidades que são colocadas pelo Google nas margens do Gsolidário.

O Gsolidário é um site independente do Google. Apesar de ser do conhecimento desta marca americana, o Projecto Gsolidário foi criado por dois jovens com o objectivo de ajudar quem mais necessita de uma forma útil aproveitando os hábitos de uma sociedade contemporânea.

GSolidário

EDIT: Afinal o Webtuga já tinha publicado uma notícia semelhante sobre isto e não tinha reparado (estava ocupado com o projecto final de curso na altura he he he)

post

Notas dos filhos via SMS em Espanha

Uma pequena curiosidade no nosso país vizinho. O Programa de Inovação Tecnológica para a Administração de Centros e Alunos está com uma novidade para os pais e talvez um pesadelo para os filhos. Os pais irão passar a receber, via SMS, informações relativas às notas e faltas dos seus filhos, segundo anunciou a Secretária da Educação em Valência.

O supercomputador ITACA é o responsável por ligar os institutos de ensino às famílias, permitindo que, através destes envios, os pais comprovem, em tempo real, a evolução académica dos seus filhos.

Notas dos alunos via SMS

Esta iniciativa entrará em vigor em 97% dos estabelecimentos de ensino, ainda este mês e irá possibilitar também que os dados sobre os atrasos, bem como o calendário de exames e  actividades extra-curriculares sejam actualizadas e enviadas aos pais.

A adesão ao sistema é voluntária e, para isso, os pais tem apenas que se inscrever no site da Secretaria da Educação para receber as notificações pelo celular ou por e-mail.

O projeto iniciou, em fase piloto, abrangendo cerca de uma centena de estabelecimentos e mais de 35 mil alunos, estando já prevista a sua expansão a todo o ensino primário e, em 2009/10, ao ensino secundário.

Por cá sei que existe uma empresa que está já a implementar isto em algumas escolas e cheira-me que alguns filhos vão levar das boas 😀

Via PeopleWare & iGOV Central

Reino Unido visto de cima

Britain From Above é um programa da BBC inglesa e conseguiu obter uns vídeos espectaculares em termos de visualização de dados.

Quando se diz visualização de dados, entenda-se como o fluxo do trâfego aéreo, do trâfego fluvial no canal da Mancha ou das chamadas efectuadas pelo telemóvel, entre outros. Esses vídeos para mim foram as melhores.

[flashvideo filename=http://www.youtube.com/watch?v=z50XoqzOBLQ /]

[flashvideo filename=http://www.youtube.com/watch?v=sEZcBeE33wc /]

[flashvideo filename=http://www.youtube.com/watch?v=nokQBjk1s_8 /]

Via O Velho

post

Compras de Natal feitas

Compras de Natal

Mais um ano, mais um natal a passar e nada como ir gastar o pouco dinheiro que temos e ir comprar umas prendas para a família. É verdade que vivemos numa era de consumismo extremo mas esta é das poucas vezes do ano em que a família está reunida e, consoante a fé (ou não) de qualquer um, prestar tributo a menino Jesus.

No Domingo já tinha os presentes de todos, excepto para o meu pai. É muito dificil comprar-lhe alguma coisa já que nunca sei o que ele poderá gostar. Mas pronto, hoje lá acabei por lhe comprar um CD daqueles para relaxar em dias de stress.

Há muito tempo que deixei de pedir coisas para mim, o que vier que venha. E amanhã já vou saber o que veio.