post

Cartão único ou Cartão do Cidadão

Para quem ainda não ouviu falar, e/ou ainda não se apercebeu das suas implicações, aqui fica uma breve explicação e a descrição de algumas (das muitas) situações que num futuro próximo passarão a fazer parte do nosso quotidiano.

O Governo de José Sócrates criou um Cartão Único para identificação dos portugueses. Tem inúmeros documentos, como BI, NIF, Cartão de Utente, Cartão de Eleitor, código do Cartão Multibanco? Vai ficar feliz com o lançamento do Cartão Único.

Este Cartão vai acabar com a burocracia, de uma vez por todas, sendo atribuído a cada Português um Cartão Único (CU). Veja como passará a ser útil na sua vida.

  • Inicialmente irá usar o CU apenas para as necessidades básicas mas, com o tempo, poderá vir a usufruir das variadas facilidades que o CU lhe proporcionará.
  • Ao requerer um empréstimo, por exemplo, é só dar o CU ao gerente do banco que, através duma simples consulta à Central Nacional do CU disponibilizará um montante compatível com o seu CU.
  • Numa compra, é só dizer ao empregado: “meta-me no CU, por favor”. As suas compras ficarão pagas; tudo será debitado no seu CU. E mais, ao praticar uma fraude, deixará de ter o nome sujo na praça mas sim o seu CU sujo.
  • Imagine uma cena em que o gerente do banco lhe explica: “O senhor desculpe-me, mas não podemos aprovar o crédito pretendido porque o seu CU está sujo”.
  • O seu CU servirá também como identificador numa operação da polícia, por exemplo, quando for mandado parar. Em vez de procurar uma quantidade de documentos basta mostrar o CU.
  • Além disso, o CU servirá também a causa da segurança. Um bandido saberá que será facilmente reconhecido pelo CU o qual poderá ser inutilizado por um período previsto pela Lei. Isso intimidará o ladrão porque “quem tem CU tem medo”.
  • Também, numa rusga da polícia, poderá ficar prevenido, esperando com o CU na mão.

Chegou o momento de perguntar “será que estou preparado para usar o CU?” Se acha que sim comece a falar do CU a toda a gente. No início, vai achar estranho tanta gente a pedir-lhe o CU, mas não tenha medo… Segundo o José Sócrates vai acabar por gostar de usar o CU diariamente.

Guarde bem o CU, porque vai mudar a sua vida!

É verdade que me ri um bocado com esta história do CU. Porém talvez devido a este e-mail que recebi, o governo de Sócrates tenha decidido passar a chamá-lo de Cartão do Cidadão para evitar males maiores. Eu por enquanto ainda não pedi o meu. Quando me der a vontade de ir fazê-la vou, visto que a afluência ao Cartão do Cidadão ainda é muito grande.

Pedro Silva atira a medalha ao chão

Em relação à expulsão, compreendo a frustação de um jogador quando sente que foi completamente injustiçado face à VERGONHA que se viu durante o jogo. Apesar de não ter cometido penalty, não pode reagir daquela maneira perante o árbitro, obviamente que será punido severamente (será mesmo?).

Em relação ao deitar a medalha fora, todos os jogadores do Sporting deviam ter imitado o Pedro Silva. Aquelas medalhas demonstram a podridão que vive no futebol português. É triste ver uma palhaçada destas.

post

A arbitragem portuguesa está podre…

Antes demais parabéns ao Benfica por ter ganho a Taça da Cerveja desta época nas grandes penalidades. Quando chega essa altura ingrata do jogo, é mais feliz quem for mais sortudo. Ao Sporting dou os parabéns por ter chegado à final pela 2ª vez consecutiva e ter tido o azar novamente por ter encontrado um super guarda-redes.

Só uns pequenos reparos. Os últimos títulos do Benfica:

  • Taça de Portugal 2003/2004

Lucílio Baptista, expulsa erradamente Jorge Costa e não marca penalty contra o Benfica.

  • Campeonato 2004/2005

Penalties uns atrás dos outros a favor do Benfica, golos irregulares, tranferências de jogos para o Algarve, dois últimos jogos polémicos: Paulo Paraty valida golo irregular de Luisão contra o Sporting, último jogo contra o Boavista, Pedro Henriques marca penalty inexistente a favor do Benfica que dá titulo ao Benfica.

  • Supertaça 2005/2006

Nada a assinalar no jogo contra o V. Setúbal.

  • Taça da Liga 2008/2009

Lucílio Baptista inventa penalty contra o Sporting, permitindo ao Benfica igualar jogo e ganhar nos penalties.

Do que há a destacar esta final da Taça da Liga? Apenas que Portugal vai andar feliz por uns dias esquecendo-se de socratismos, desempregos, problemas financeiros e afins. Não critico a vitória do Benfica. Critico sim, a maneira como obteve essa vitória. Através de um penalty INEXISTENTE onde o próprio fiscal de linha disse que não era e mesmo assim, o senhor Lucílio assinalou.

O jogo foi mal jogado de ambas as partes mas notava-se a garra dos jogadores permitindo ter uma partida mais emotiva. Infelizmente houve foi garra a mais do Derlei (como raio é que ele não levou pelo menos um amarelo?). Se o árbitro tivesse expulso o ninja, o Benfica provavelmente teria ganho justamente. Porém isso não foi assim, a figura da partida foi o quase-reformado Lucílio Baptista, sem sombra de dúvida, a figura do jogo! Desde à dualidade de critérios tanto em faltas, como na mostragem de cartões amarelos, desde a fingir que não viu certos e determinados lances, desde à marcação do penalty inexistente… acho que merece um “7,5” do responsável que o estaria a avaliar. Foi uma vergonha o que se passou! É que se tivesse sido ao contrário, o “setubalense” nunca teria assinalado penalty.

Eu só peço é ao senhor Vitor Pereira, que pelos vistos era o observador nomeado para a partida, para informar o senhor Lucílio de que é melhor pedir a reforma antecipada de árbitro e não apitar a sua última época como árbitro “profissional”. Assim não dá. Se tinham dúvidas da introdução de novas tecnologias, este é um excelente exemplo da vergonha que é a arbitragem portuguesa.

post

Internet Explorer 8 ainda é o browser mais lento

Não compreendo a posição da Microsoft quando afirma que a versão final do Internet Explorer 8, já disponível para download, é “tão rápido ou mais rápido na maioria das vezes ” do que o Firefox ou o Chrome. Para a Microsoft, “rápido” significa o tempo que as páginas web são realmente abertas e pediram mesmo para esquecer todos os testes de JavaScript efectuados ao browser porque o mais importante não é o desempenho com JS, tão anunciado pela Apple e pelo Google com os seus navegadores baseados no WebKit, mas sima velocidade na abertura das páginas.

Para mim, um browser sem JavaScript é a mesma coisa que nada. A maioria dos sites precisam do Javascript activo para poder utilizar recursos mais avançados no browser. De que adianta abrir uma página e depois esperar que o conteúdo apareça?

Para contrariar a Microsoft, a Computer World, efectuou um teste de JavaScript à versão final do IE8 e, qual foi a surpresa ao ver que o IE8 é o mais lento de entre os cinco browsers mais populares – IE, Firefox, Chrome, Safari e Opera.

O teste SunSpider no Windows XP foi executado três vezes para cada browser. Na média, o mais rápido foi o Chrome. Em seguida vieram Firefox 3.0.7, Safari 3.2.2 e Opera 9.63 respectivamente. O Internet Explorer 8 mostrou-se quatro vezes mais lento que o Chrome. O Firefox mostrou-se 59% mais rápido que o IE8, enquanto o Safari foi 47% mais rápido. Com participação menor de 1% segundo a Net Applications, o Opera aparece com vantagem de 38% sobre o IE8. Destaca-se também que a versão final do browser é um pouco mais rápida que a Release Candidate do IE8 divulgada em Janeiro.

A posição da Microsoft é de minimizar os resultados do teste SunSpider. Segundo um estudo encomendado pela empresa, o IE mostrou-se como o mais ágil dos navegadores num teste com os 25 sites mais populares.

post

A Tabela Periódica de Personagens de Video Jogos

Alguém viu esta tabela periódica onde ao invés dos elementos químicos, estão as personagens de desenhos animados. Esse alguém resolveu então criar outra tabela periódica mas desta feita, com personagens dos video jogos. Embora obviamente a tabela possa ser perfeitamente discutível, é melhor recordar-se que a tabela original também não ajuda, fruto de alguns símbolos químicos não cooperarem com os nomes das personagens.

De notar também o aparecimento de algumas personagens de banda desenhada ou TV, como o Batman, Homer Simpson ou o Popeye,  que entretanto também tiveram uma adaptação ao video jogo.  Podem ver a tabela em baixo (cliquem para ampliar).