post

As 10 Raças de cães mais inteligentes e mais burros do mundo

Para quem não sabe a minha mãe tem como profissão ser estilista de cães e gatos. Sempre gostou de lidar com animais e tem a vantagem de estar a trabalhar na zona jet-set da linha de Cascais. Ou seja, aquelas tias estilo Lili Caneças e José Castelo Brancos gostam de gastar umas coroas a tratar das suas Lulus. Devido a essa profissão, sempre fui criado com animais à volta e passei a saber algumas coisas que a maioria das pessoas não sabem. Por acaso, da lista aqui apresentada já sabia que o Border Collie era o mais inteligente dos cães.

Quando se fala em inteligência canina temos que considerar 3 tipos:

  • Inteligência Adaptativa (capacidade de resolver problemas e aprender);
  • Inteligência Instintiva;
  • Inteligência de Trabalho – inteligência de obediência.

As primeiras inteligências são individuais e específicas de cão para cão, mas em compensação a inteligência de trabalho ou inteligência de obedecer pode ser aplicada a todos os cães como um método comparativo. Daí, as raças mais inteligentes são aqueles que, em média, precisam de ouvir apenas 5 vezes ou menos para entender um comando, sendo que 95% das vezes conseguem obedecer logo no primeiro comando.

Segue-se a respectiva lista dos cães mais inteligentes do mundo, ou seja, da classe Einstein:

Border Collie

  1. Border Collie
  2. Poodle
  3. German Shepard
  4. Golden Retriever
  5. Doberman
  6. Shetland Sheepdog
  7. Labrador Retriever
  8. Papillon
  9. Rottweiler
  10. Australian Cattle Dog

Já na categoria Mr. Bean temos os cães mais burros do mundo. São aqueles que têm a menor capacidade de aprender comandos:

Afghan Hound

  1. Afghan Hound
  2. Basenji
  3. Bulldog
  4. Chow Chow
  5. Borzois
  6. Bloodhound
  7. Pekingese
  8. Mastiff
  9. Beagle
  10. Basset hound

No meu caso, tenho um Lulu da Pomerânia e ocupa o 23º lugar da lista dos mais inteligentes. E vocês têm um cão esperto ou um cão burro? 😀

47 thoughts on “As 10 Raças de cães mais inteligentes e mais burros do mundo

  1. isso é tudo mentira, fiquem sabendo que sóu criador de rotweilers e percebo muito de cães porque o galgo afegão tem grande capacidade de aprender , acusn-no só por ter a cabeça pequena e pensão logo que é burro , uma grande mentira

  2. INTERESSANTE ESSA LISTA, PORÉM, NÃO E TÃO NOVA ASSIM… A ÚNICA NOVIDADE PRA MIM É O FATO DE CONSTAR EM SEGUNDO LUGAR DA LISTA O POODLE, RECONHECIDAMENTE UM CÃO ESTÚPIDO, MUITO COMPANHEIRO, PORÉM ESTÚPIDO.

  3. Todos pensamos que os nossos queridos amigos são muito inteligentes, melhor ainda, são os mais inteligentes de todos.

    Já tive várias raças (dobermans, boxers e Irish Setters) e embora goste muito de todos eles é óbvio que existem raças dotadas de uma inteligência superior. Adoro Boxers e são sem duvida a minha raça de eleição mas coitadinhos são muito lerdos quando comparados com exemplares da raça Doberman. Penso que o Galgo Afegão é de facto pouco dotado quando comparado com as raças de topo.

  4. já sabia q o meu era mto esperto, mas o 7º da lista é mto orgulho pra uma dona babona como eu!!

    obs: poodle em 2º lugar >:/ serio msm???

  5. eu tenho um Labrador Retriever é uma cadela muito esperta (ocupa o 1 lugar da lista dos mais inteligentes).
    tem uma grande capacidade de aprender trabalho de obediencia e tambem é muito disciplinada.
    da-se muito bem com crianças, e no toca a tomar conta delas, comporta-se como um ser humano e adora brincar .

    Aconce-lho a quem tenha crianças , propriadades para guardar, (sim porque o Labrador Retriever tambem é um excelente cao de guarda) a adiquirir um Labrador Retrever .

  6. Acho que isso de cães burros e espertos não existem. Até porque penso que obedecer comando não é sinal de inteligência … Porque não pensarmos que os mais espertos são os que não obedecem os comandos . Os humanõs são mesmo retardados fogo!
    Já tive um bassé. e várias outras raças , todos são extremamentes inteligentes. Agora adotei um que tava abandonado, esse por incrível que pareça é o mais inteligente que tive, talvez a vida o ensinou a ser esperto para sobreviver nas ruas.
    abraços muita paz aí.

  7. Gente, acho que essa “mediçao” de inteligência é questionável eu tenho uma Afghan Hound, linda, carinhosa, obediente e muito perspicaz…
    Se um cão que sabe pedir tudo que quer for considerado assim, pede pra ligar ar condicionado, ventilador, pede a cama pra dormir, o tavesseiro, pede água, gelo, comida, lanches caninos, passeio, pra fazer nescecidades, sabe quem é todos da casa e fora dela, como pai, mãe, tios, e os amigos pelo nome, e obedece comando gestuais.
    Ela nunca foi adestrada, só muito amada!
    Talvéz e os “burros” imitem os donos.

  8. Eu tenho um cão que é uma mistura de Fila Brasileiro com Pastor Alemão, e apesar de nunca ter sido adestrado é muito inteligente.

  9. acho que isso dos caes burros nao passa de uma grande treta minha canbada de nardes eu so sei que tenho um golden retriever que é o cao mais esperto do mundo e ele obdece ao comandos de voz e gestuais .
    Mas temos que admitir nao existe cao mais feio que o galgo afegao

  10. è sr João o cão do seu vizinho deve ser mesmo burro pois não percebeu que o sr João não gosta de cães(se calhar só gosta de si próprio) senão não vinha a sua casa com a ilusão de que iria dar alguma coisa.

  11. o meu cão é um galg afegão e de burro não tem nada! que critérios serão usados para medir o “seu” QI? muito duvidoso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *