post

La Fonera

La FoneraPara quem não sabe o “La Fonera” é um router e um AP ao mesmo tempo, da comunidade FON que possuem uma característica muito positiva: o preço! Pertence a um movimento que pretende criar uma rede de acessos de internet wireless (hotspots) em todo o mundo gratuitamente suportado pelos Foneros (elementos da comunidade Fon). No meu caso mandei vir dois Foneras e paguei 15€, já com as taxas incluídas.
A rede funciona da seguinte forma, obtém-se um router La Fonera na loja oficial da Fon, liga-se a outro router (ou se quiserem, ligar directamente ao modem fornecido pelo vosso ISP) que tenhas em casa e depois esse router vai criar dois pontos de acesso, um privado e outro público, este último que poderá ser acedido por outros Foneros.

Quem tiver também este serviço e partilhe a sua net como eu tem o direito de se ligar ao meu hotspot gratuitamente(Plano “linus”). Da mesma forma que eu me poderei ligar gratuitamente ao dessa pessoa. Quem não partilhe net pode na mesma aceder aos nossos hotspots no entanto tem apenas direito a 15min de net gratuita. Se quiser mais tem de pagar(plano “Bill”). Só por utilizarem o teu spot pelos 15min grátis a FON dá-te 0,05€ se essa pessoa pagar para continuar a usar, tens direito a 50% do valor que ela paga.

O sistema de pagamento é apenas um incentivo para as pessoas deixarem o spot sempre ligado a partilhar. A verdadeira vantagem é o facto de te poderes ligar gratuitamente aos spots de outros foneros pelo mundo inteiro (e já não são assim tão poucos quanto isso).

Em Portugal esta rede ainda está muito pouco expandida, mas o movimento FON não tem parado de crescer, como já referi antes. Vamos aumentar a comunidade La Fonera em Portugal, queremos ter cobertura wireless em todo o Portugal! Adira à comunidade FON.

Leia o resto do artigo na Tugatrónica.

3 thoughts on “La Fonera

  1. Boas`
    No méu prédio tenho um espaço amplo tanto na parte da frente como na parte de trás, e tenho dois foneras um normal, e outro fonera+ será que dá para ligar os dois, um em cada ponta da casa para assim poder ter acesso no exterior da mesma.
    Se sim como terei de fazer…

    Um abraço

  2. Se o teu modem só tiver entradas USB e de telefone não dá.

    Mas tens várias opções, uma delas é ligares o modem a um PC, ligares o La Fonera à placa de rede do PC e partilhares a net através do acesso sem fios. O único problema é que tens de ter esse PC sempre ligado :/

    Ou então arranja um router/modem da Sapo com entradas RJ45 que depois dá de certeza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *